ATM / Frame Relay

Frame Relay

          O frame-relay é um protocolo baseado em redes comutadas que procura tirar proveito da qualidade dos atuais meios de transmissão. Como as transmissões estão se tornando cada vez mais confiáveis, o frame-relay consiste em eliminar grande parte do cabeçalho dos pacotes relacionados com o controle de erros. Desta forma, o frame-relay consegue atingir taxas de transferência maiores que 2 Mbps.

          A técnica é uma variação da interface X.25 desenhada de forma a permitir a transmissão/comutação em alta velocidade de pacotes ou tramas com um mínimo de delay e utilização eficiente da largura de banda. Seu nome deriva da utilização da camada 2 do modelo OSI (Data Link ou "frame") para encaminhar (ou "relay") um pacote diretamente para o destino em vez de terminar cada pacote em cada nó de comutação. Isto elimina o processamento de overheads e aumenta a velocidade de transmissão.

          Esta técnica utiliza pacotes de comprimento variável, e assume que o meio de transmissão é confiável, ou seja, sistemas de transmissão baseados em fibra óptica e tecnologia digital. Não existe detecção e controle de erros na rede o que ajuda a acelerar as transmissões. Quando ocorrem erros, o frame relay depende de protocolos de mais alto nível para os controlar.
 
           É de se pensar que a falta de detecção de erros irá gerar uma quantidade grande de pedidos de retransmissão. Ocorre que, quando a tecnologia de rede foi inventada, ela era dependente da transmissão de dados através de conexão analógica, que naturalmente é suscetível a ruídos e consequentemente existe uma grande probabilidade de ocorrência de erros. Já com o advindo dos meios de transmissão digital, a confiabilidade na entrega dos pacotes aumentou muito, resultando na ocorrência menos frequente de erros a tal ponto que permite que um protocolo como o frame relay, descarte a necessidade de enviar uma mensagem de resposta para cada pacote recebido por um nó de rede, o que diminui o delay e aumenta consideravelmente a velocidade de conexão. O controle de erros porém não é inexistente, a detecção e correção e é realizado pelas camadas superiores que tratam blocos maiores de informações do que um pacote.
 

ATM - Asynchronous Transfer Mode

 
            As redes ATM, tais como as redes Frame Relay, funcionam com o mesmo principio das redes X.25 (são redes comutadas orientadas a conexão). A grande diferença nesse tipo de rede é que ela é feita para funcionar sobre uma conexão através um meio de transmissão digital e imune a ruídos (erros), que é a fibra ótica.

           Por utilizar um meio de conexão livre de ruídos, o ATM não necessita de um protocolo próprio ou trabalhando acima de sua camada de atuação que faça controle de erros. Isso faz com que o delay e a velocidade de conexão sejam muito superiores aos outros meios utilizados. Além disso, as fibras óticas são otimizadas para altas taxas de transferência, e o ATM tira proveito dessa característica.
 
            Nesta tecnologia, as unidades básicas de informação são chamadas de células que são transportadas através de 3 camadas próprias (Física, transporte de células e camada de adaptação - vale lembrar que essa arquitetura em nada tem haver como o modelo OSI, referencia padrão).

            Outro fator determinante na para o atingimento de altas taxas de transmissão é o fato de que todas as células em ATM são transmitidas obrigatoriamente em ordem sequencial e portanto não se faz necessário um algoritmo de sequenciamento das células e nem a necessidade desse tipo de informação nos cabeçalhos de controle.

            Uma característica peculiar das redes ATM se dão por conta do tamanho das células que são de 48 bytes. Essa característica em teoria vai em contrapartida com o desempenho de rede, uma vez que os roteadores devem trabalhar em altíssimas velocidades de chaveamento para não comprometerem o desempenho da rede durante o chaveamento desses minúsculos pacotes.

              Para que haja compatibilidade das células (blocos de informação utilizados no ATM), com os blocos de informação das camadas de mais alto nível, existe uma camada de fronteira que é responsável pelo encapsulamento e segmentação das informações.

              As redes ATM apresentam as características mais promissoras para serem utilizadas em larga escala pelo nova tendência global das redes de comunicação, na qual redes de dados, voz, TV e outras serão transmitidas sobre um único tipo de rede e protocolo.  

Palavras chave: X.25, ATM, Frame Relay, Redes comutadas

Nenhum comentário:

Postar um comentário